Disciplinas ministradas na graduação em Ciências Biológicas e Ciências Ambientais:

Zoologia de Vertebrados

ave

Disciplina de 4 créditos (60 horas) oferecida como obrigatória para o 5o período do curso de Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado). Para alunos da Biologia é obrigatório concluir a disciplina Zoologia de Invertebrados. O curso possui exposições teóricas e aulas práticas em campo, desenvolvidas na Fazenda Água Limpa da UnB. Na Fazenda Água Limpa são realizadas práticas de captura, manuseio e diversos aspectos ecológicos e anatômicos de peixes, anfíbios, répteis, aves e morcegos. Esses grupos taxonômicos são tratados em práticas específicas que envolvem a captura ativa ou passiva em diferentes ambientes da Fazenda.

Código da Disciplina: 123285

Ementa: Origem e evolução dos Vertebrata. Diversidade de espécies conhecidas. Noções básicas de sistemática. Ecologia, biologia e evolução de Peixes Cartilaginosos, Peixes Ósseos, Anfíbios, Répteis Anapsida e Squamata, Archosauria (Crocodilos, Dinossauros e Aves), Mamíferos e Evolução da espécie humana. No campo serão abordadas técnicas de estudo e captura de vertebrados, aspectos relativos à morfologia, adaptações e comportamento, além de aspectos comparativos entre espécies dos mesmos grupos.

Clique aqui para acesso às informações complementares na página da UnB

 


Biogeografia

darwin

Disciplina de 2 créditos (30 horas) oferecida como obrigatória para o 5o período do curso de Ciências Ambientais. Para alunos dos demais cursos a disciplina é optativa. O curso possui exposições teóricas, aulas práticas em laboratório de informática e seminários desenvolvidos pelos alunos. As aulas práticas envolvem o uso de programas para avaliações de modelos biogeográficos (Equilíbrio dinâmica em ilhas) e análises parcimoniosas de endemismos. Os seminários envolvem temas associados à Biogeografia Histórica, Ecológica e Aplicada.

Código da disciplina: 204633

Ementa: Introdução à Biogeografia. Conceitos básicos. Biogeografia histórica: biogeógrafos e padrões básicos. Biogeografia ecológica: biogeografia de ilhas. Panbiogeografia. Métodos de reconstrução biogeográfica. Biogeografia aplicada: princípios e conservação da biodiversidade.

Clique aqui para acesso às informações complementares na página da UnB