Disciplinas ministradas na PG em Ecologia e PG em Zoologia da UnB

Ecologia de Paisagens

paisagem

Disciplina optativa de 4 créditos (60 horas) oferecida para alunos de cursos de pós-graduação (mestrandos ou doutorandos). A disciplina é ofererida no modo condensado uma vez por ano, sempre no primeiro semestre. O programa da Ecologia de Paisagens inclui apresentações orais teóricas sobre diversos temas relacionados ao assunto, à realização de aulas práticas em laboratório (incluindo um treinamento básico no uso de SIG) e no desenvolvimento e apresentação de projetos pelos alunos sobre dinâmica de fragmentação, conectividade funcional, conectividade estrutural, uso de métricas de paisagem associada com dados socioeconômicos, dentre outros temas. O resultado das atividades desenvolvidas pelos alunos é organizado em uma página específica no estilo wikipidia que pode ser acessada por qualquer pessoa. Clique aqui para saber mais.

Código da disciplina: 323543

Ementa: histórico da Ecologia de Paisagens, perda de hábitat e fragmentação, estrutura da paisagem, matriz e dinâmica da paisagem, manchas e biodiversidade, corredores e diferentes conectividades, da teoria de Ilhas à Metapopulação, Conservação e Ecologia de Paisagens, Desenho amostral sob a óptica da Ecologia de Paisagens.

Clique aqui para ter acesso a mais informações na página da PG em Ecologia

 

Planejamento Sistemático para Conservação

marxan

Disciplina optativa de 4 créditos (60 horas) oferecida para alunos de cursos de pós-graduação (mestrandos ou doutorandos). A disciplina é ofererida no modo condensado uma vez por ano, sempre no segundo semestre. O programa do Planejamento Sistemático para Conservação inclui aulas expositivas teóricas sobre os princípios da conservação da biodiversidade, modelos de seleção de reservas, identificação de áreas prioritárias para a conservação, avaliação de sistemas de unidades de conservação e identificação de lacunas de conservação de qualquer grupo taxonômico. As aulas práticas incluem o uso de SIG e de scripts do programa R para a construção de bases de dados necessárias para as modelagens com o programa Marxan. Os alunos desenvolvem projetos relacionados com a disciplina e apresentam os resutados em seminários temáticos.

Código da disciplina: 397717

Ementa: Noções de Biologia da Conservação, Formas de mensuração da Biodiversidade, Princípios do Planejamento Sistemático para a Conservação (complemen-­‐ taridade, representatividade, insubstituibilidade), Metas e objetos de conservação, algoritmos para seleção de reservas.

Clique aqui para ter acesso a mais informações na página da PG em Zoologia